domingo, 16 de agosto de 2009

Desabafos...


O tempo vai passando e eu não consigo esquecer...
Porque será que por mais que se procure dar o nosso melhor a cada momento, que se procure construir, que se procure criar um ambiente de bem-estar à nossa volta, há sempre quem procure empurrar-nos para baixo, desvalorizando o nosso trabalho e dando-lhe uma conotação negativa que nós nunca pensámos existir...
Quando cheguei à Brandoa não cheguei feliz. Já tinha trabalhado noutros ambientes difíceis e por conseguinte já sabia o que me esperava... mas cheguei de coração aberto e decidida a dar o meu melhor, a partilhar o que tinha e a pôr-me ao serviço, porque a escola é um organismo vivo que requer o nosso empenho e depende de cada um de nós e seu bom ou mau funcionamento.
Acho que servi bem, criei boa relação com as crianças e com os Pais e com os colegas, mas... Há sempre um mas...Ao longo dos três anos em que estive na Brandoa também guardei muitas mágoas no coração, que procurei mandar para um cantinho escuro de mim, mas que continuam a teimar vir à superfície e me têm impossibilitado de fazer aquilo que mais gosto, escrever. Por isso decidi gritar aquilo que me faz mal e não me deixa avançar...
O que me magoou? Muitas coisas...
A agressividade, a prepotência, a inveja, o mau feitio... As más caras, o ouvir constantemente dizer: "Têm que fazer" em vez do "Vamos fazer", a falta de um sorriso pela manhã, todos os dias que começámos sem um "bom dia", a ignorância, a insegurança escudada pela prepotência e tantas outras coisas... Que pena viver três anos assim... Teria sido bastante mais fácil se em vez da prepotência fossem usados sorrisos. Assim em vez de saudade ficou a mágoa...Ainda bem que existiram as crianças. Sem elas teria sido impossível sobreviver...
Uma palavra de agradecimento às duas colegas que comigo repartiram estes tempos complicados, que muitas vezes me ouviram e a quem muitas vezes ouvi, que muito partilharam comigo e com quem muito partilhei. Foi bom trabalhar com elas. Uma palavra de agradecimento à colega do apoio que foi uma aliada fantástica É uma grande profissional. Uma palavra de agradecimento aos Pais que sempre me apoiaram, que me confiaram os seus filhos e que me ajudaram a construir escola. Um agradecimento aos órgãos de gestão que sempre me trataram com muito respeito e muita humanidade. Fazem um excelente trabalho. Aos outros, desejo do fundo de coração que repensem no seu modo de estar e de agir e que se lembrem que não é com má cara com prepotência que conseguem liderar. O verdadeiro líder é aquele que serve e nunca aquele que pensa que manda...
Finalmente fechei este ciclo. Finalmente gritei o que me ia dentro...
Não valeram de nada as difamações, as perseguições e as tentativas de denegrir o nosso trabalho, as más caras e as ameaças...O tempo passou e, apesar de todos os obstáculos que puseste no nosso caminho, nós fizemos um bom trabalho. Fechámos o ciclo e fizemos o nosso melhor. Nada do que possas fazer ou dizer pode apagar o que de bom fizemos...

9 comentários:

  1. ....

    O povo diz, na sua inquestionável ciência: «Os cães ladram, mas a caravana passa.»

    Normalmente os incompetentes procuram disfarçar a sua incapacidade atrás de muitas críticas, recriminações e de muitas imbecilidades, mas muito poucas provas.

    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Luz

    São umas tristes essas pessoas, muito tristes mesmo. Não têm vida própria e entretêm-se a estragar, ou tentar estragar, a vida dos outros.
    A inveja é um sentimento terrivel e é dela que essas pessoas se alimentam tentando destruir tudo e todos que reconhecem como melhores.
    O pior ainda é que são dissimuladas e, aos olhos de quem não as conhece, podem até parecer boas pessoas...não há melhor conhecimento do que o do dia a dia no trabalho onde acabam por se revelar.

    POEMINHO DO CONTRA

    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!

    Mario Quintana

    ResponderEliminar
  3. Luzinha,
    Apesar da tristeza das situações e da crueza ou esvaziamento total de sentimentos das outras pessoas , fiquei aconchegada por saber que alguém mais valoriza o sorriso pela manhã...o "obrigada" , o "Se faz favor", "Vamos fazer"...às vezes acusam-me de amabilidades a mais e por me prender em "pequenos" detalhes das palavras e dos sentimentos. Mas eu sou assim, uma pessoa de afectos...gosto de "afectar" e ser " afectada"....Anabelices talvez, que me custam algumas decepções, algumas lágrimas, mas que se dane, gosto mais de ser assim...a prepot~encia e a indiferença também não se assenta bem à pele!
    Beijinhos doces Luzinha e fica com Deus!

    ResponderEliminar
  4. Mais um espaço delicioso, como tu, minha querida Luz.
    Sabes, não vale a pena remoer esses momentos infelizes, deixa que os bons vão apagando essas lembranças...

    ResponderEliminar
  5. Já diziam os velhos ditados, e com muita razão
    "Vozes de burro não chegam ao céu"!
    e
    "Ano novo, vida nova"!

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  6. E estiveram essas sombras a querer ofuscar a tua Luz durante tanto tempo! Tanta Luz desperdiçada.
    Ás vezes é preciso fazer um desenho para que percebam a mensagem. Fechado este ciclo, não deixes que no próximo o mesmo se repita. Tu até desenhas tão bem! :)
    Toda a gente precisa de um abanão de vez em quando para olhar com "olhos de ver", independentemente da função que exerça. Bjs e coração ao alto.

    ResponderEliminar
  7. Olá Luz.
    Custa muito... mas passa! Ninguém conseguirá apagar os nossos sonhos!
    Agora vem aí mais um ano, novinho em folha e cheio de promessas... A tua Luz vai continuar a brilhar.
    Um beijinho grande.
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Obrigado amigos
    Voltei de férias... Cara queimada, coração aquecido, alma plena e com novo folego! Estou feliz e retemperei as forças. Estou novinha e folha e a esperança enche-me o coração. Vem aí um ano novinho em folha! Estou a prepará-lo com cuidado e carinho. Gosto mesmo do que faço!
    Bom ano para todos vós!
    Luz

    ResponderEliminar
  9. :)
    Fico feliz por te ver (sentir) assim...renovada.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar