sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"Pão por Deus"


Este ano, na nossa sala, fomos ao “Pão por Deus”
O “Pão por Deus” é uma tradição que existia nas aldeias saloias quando eu era criança. Penso até que é uma tradição da Estremadura e Ribatejo.
O "Pão por Deus", pedia-se no dia 1 de Novembro, que segundo o calendário da Igreja é o Dia de Todos os Santos, e por isso se chama "Pão por Deus". Nas aldeias, grupos de crianças, com um saco de pano na mão, vão de porta em porta pedindo o “Pão por Deus”. Nalgumas aldeias dos arredores de Lisboa ainda se mantém e embora comece, pouco a pouco, a ser substituída pelo "Doçuras e travessuras" do Hallowen. Coisas da globalização!
Nós este ano fomos ao “Pão por Deus”. Falámos com algumas mães e lá fomos nós. Foi uma festa!
É com emoção que penso nos “Pão por Deus” da minha infância e em como me sentia feliz com as castanhas, os figos passas, um ou dois rebuçados e cinco ou dez tostões, todos em moedas de um tostão. Como me sentia rica!
E fiquei feliz quando vi nos olhos das crianças da sala a mesma alegria e o brilho da expectativa da novidade. Mudam-se os tempos, mas a alegria e a inocência da Infância permanece. Aos adultos cabe apenas o papel de cuidar e preservar e ajudar a reviver a tradição!

1 comentário:

  1. O "Pão por Deus" também faz parte das recordações da minha Infância. Ainda existe nalguns locais. Quando trabalhei em S. Pedro de Sintra, no Ral, em Montelavar e no Mucifal, fizemos saquinhos para os meninos irem ao Pão-por-Deus. É uma tradição bonita e "nossa" que devíamos preservar.
    Beijinhos e boa semana!
    PS: Deixe um comentário no teu post do Dia de Todos-os-Santos.

    ResponderEliminar