terça-feira, 22 de setembro de 2009

Luz e escuridão...


Estou feliz, imensamente feliz. Voltar a Valejas foi um presente que nem ousava desejar e afinal estou mesmo cá, na luz, no sol, em casa. Às vezes pergunto-me como é que sobrevivi àqueles três anos de más caras e de escuridão. Valeram-me as crianças e as famílias. Valeram-me a Estela e a Alcina e o desejo imenso de viver na luz. De manhã, quando me metia no carro e entrava na Crel, dava um último olhar à Serra de Sintra e pensava: "São só seis horas". Mas parecia uma vida… Enquanto conduzia ia conseguindo ver e agradecer as coisas bonitas da paisagem, mas quando chegava ao alto da Brandoa, quando começava a descida entre os prédios altos e colados uns aos outros, começava a faltar-me o ar e a tristeza atacava. Já sabia que o dia ia ser de más caras, de meias palavras, e de pouca clareza. Por isso chegava em cima da hora e fechava-me na sala. Lá, estava entre amigos, lá as crianças eram sinceras e os pais e avós eram afáveis e reconheciam o trabalho. Tenho muitas saudades deles, gostava de os ver, de os encontrar, de os abraçar, de lhes dizer o quanto foram e são importantes na minha vida, mas nunca, nunca mais quero ir para aqueles lados... Não são só as crianças que não gostam do escuro, eu também não!... Mas não é o escuro da noite que me assusta. É o escuro das almas. É a tristeza, a desarmonia, as sombras e durante três anos foi assim que me senti. Só dentro da minha sala é que me sentia na luz... Ainda me arrepia aquele corredor comprido, feio,frio e escuro que levava à minha sala... Não importava a quantidade de trabalhos que se punham nas paredes. A escuridão era realmente impenetrável.
A diferença entre aquele tempo e agora, é que eu entrava e saía da escola sempre com sombra, e quando, na hora do almoço brilhava o sol, era um sol implacável, a pique que nos cegava de tão forte.
Agora, que diferença, entro e saio com luz. O dia tem manhã, tarde e noite e eu nunca tenho a sensação que é escuro. Tudo brilha, tudo está no lugar! Como agradecer tamanho dom?

4 comentários:

  1. Luz:
    bem mereces esta felicidade! Que Deus te ilumine sempre e te sintas sempre assim radiante...as trevas ficaram para trás:)))
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. ....

    Mana,
    Fico feliz por ti.
    É justo que tenha chegado a tua hora boa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Luzinha...és uma LUZ ue me entra no blogue e no coração.
    Obrigada por tudo.
    Hoje foi um dia mau, mas amanhã, será melhor!
    Eu dou luta!
    Beijos de mt carinho
    Obg! sinto-a tao do meu lado...

    ResponderEliminar